A coleta (GTD) e o hábito de escrever

Eu estava escrevendo sobre a famosa caixa de entrada para o blog e lembrei que esse assunto encaixa perfeitamente na dica desta segunda-feira:

#Dica04 – Escreva.

Eu acho que a maioria das pessoas que implementaram o método GTD em sua rotina, o conheceram no Vida Organizada. O blog da Thais é maravilhoso e foi com ela que eu aprendi muitas coisas sobre organização pessoal e até alguns pensamentos que ela escreve por lá me inspiram até hoje! Obrigada pela sua generosidade e profissionalismo, Thais!

Bom, eu fui uma das pessoas que compraram o livro GTD (Getting Things Done – A arte de fazer acontecer) de David Allen e com a ajuda de alguns blogs fui praticando o método que para mim, é muito eficaz! Só é preciso um tempo para se adaptar. Eu quero ler o livro novamente para melhorar e reformular algumas práticas.

Allen explica sobre a importância de se manter a “mente clara como a água”, para sermos mais produtivos. Não é armazenando tudo na sua mente que você vai conseguir resolver as coisas, muito pelo contrário!

Escrever ajuda muito porque abre a nossa visão para enxergarmos o que deve ser feito para concluir determinada situação.

CO_caixadeentrada

O que é a coleta?

Alguma vez você escreveu o que veio na sua mente, como um desabafo ou apenas quis planejar algo e colocou tudo no papel? Então, é isso.

O método GTD tem como primeiro passo na organização o “esvaziar a mente”. A técnica se resume em ter uma caixa de entrada (já vou explicar sobre) em que a pessoa transfere tudo o que está na sua mente para ela. Essa caixa de entrada pode ser um bloquinho de papel, um caderno ou um aparelho digital como um celular, tablet, etc. Apenas escolha a que melhor se encaixa com a sua rotina e gosto.

Experimente esse exercício:

  1. Escreva agora o que está na sua mente. Pode ser um projeto ou situação inacabada, algo que esteja te preocupando, tomando a sua atenção ou tenha interesse no momento.
  2. Escreveu? Agora imagine e descreva o que você acha que deveria acontecer para que essa situação fosse concluída. Qual o resultado positivo que você pretende para esse problema?
  3. Depois disso, analise e escreva o que fazer para alavancar esse resultado. Se essa fosse a única coisa que tivesse para fazer em toda a sua vida, o que você faria nesse exato momento? Falaria com alguém? Ligaria para o seu chefe marcando uma reunião? Falaria pessoalmente com o seu namorado(a)? Sairia para comprar uma furadeira na loja da esquina? O quê?
  4. Já tem resposta para isso? Ótimo! O que achou desses minutos de reflexão? A situação em si ainda não foi resolvida, mas você agora teve uma visão mais clara do resultado que deseja e sabe a próxima ação para chegar a ele. E o que você fez foi: escrever, esvaziar a sua mente e pensar. Maravilha!

Uma análise muito interessante que Allen relata no seu livro e que eu sempre penso é que a nossa mente não sabe a hora certa de nos lembrar de determinada coisa. Por isso às vezes estamos pensando na prova na faculdade de amanhã e do nada lembramos que tem que comprar pasta de dente!

Para criar o hábito de escrever, providencie uma caixa de entrada para você e pratique a técnica de esvaziar a sua mente. Procure concentrar tudo em apenas uma caixa de entrada ou no mínimo possível. É só escrever tudo no mesmo lugar, item abaixo de item e depois revisar. Por exemplo, se você está na faculdade e o professor marca um trabalho para a semana que vem, escreva; se no meio da aula você lembrou que tem que comprar ração para o cachorro, anote; se teve uma ideia para o próximo trabalho, escreva; e assim por diante. Não se esqueça de quando resolver algum item, riscá-lo.

Gostou? Eu adoro esse método! Muitas pessoas me perguntam, então vou escrever mais sobre o assunto. Tenho certeza que vai te ajudar!

Boa semana para você, espero ter sido clara e até quarta-feira!

Quero te convidar para Curtir a página do blog no facebook e estar ligada no meu Instagram, porque sempre posto fotos e novidades por lá antes de chegarem ao blog! Espero te ver por lá e receber os seus comentários! Bjus!

13 comentários sobre “A coleta (GTD) e o hábito de escrever

  1. Eu ainda tenho dificuldade em organizar meu “caderninho de organização”… Sei que tem que ter uma entrada, mas e a parte dos projetos?? Coloco uma subcategoria para cada projeto que tenho em mente?? EU tenho um projeto em andamento, que é minha doceria, e já está em andamento em casa mesmo, onde faço meus doces e vendo sob encomenda, depois tenho o projeto de comprar uma casa e o do meu casamento… Tenho que ter uma divisão para cada projeto ou coloco tudo junto??
    Ah!! Não poderia deixar de parabenizar seu blog né!! Parabéns!! Adorei a forma como escreve!! bjs

    • Oi Renata!
      Assim… o Caderno de Organização deve ser sob medida para VOCÊ!
      Cada pessoa prefere de um jeito, mas a técnica é de você ter um local certo para as suas tarefas, organizar a sua mente e planejar os seus projetos de forma organizada! É muito legal e interessante porque tudo fica mais claro! 🙂
      Agora, sobre os seus projetos, o ideal é você separar UMA FOLHA PARA CADA PROJETO. Por que, Carol? Porque a ideia é você colocar ali embaixo do seu projeto, as tarefas que você para chegar ao resultado, que no caso é o seu casamento, a sua doceria… entende?
      Então faz isso: Você pode fazer uma aba PROJETOS, e para cada projeto, separar 1 folha!
      Entendeu?

      Qualquer dúvida grita! Estou aqui para te ajudar!

      Bjus! É um prazer ter você por aqui! 😉
      Caroline Segovia.

      • Oieee!!!
        Que gostoso receber uma resposta “especial” para mim!! rsrsrsr
        Carol, acabei tomando algumas decisões em relação ao meu caderninho, durante esses dias… Para variar, eu tinha um monte de idéias, dúvidas e pensamentos na cabeça e não colocava nada em prática. Engraçado isso, pois eu tenho dificuldade em entender as coisas que não são “desenhadas”. Eu sempre tenho que colocar tudo no papel para “enxergar” melhor as coisas, e não sei o motivo, mantive minha teimosia quanto ao caderninho de organização e estava tentando esboçá-lo em minha mente primeiro, antes de colocá-lo em prática. Resumindo: Acabei dando uma olhada pela net de como as meninas têm montado o seu, para ver se eu tinha mais alguma idéia… Conclusão, resolvi anotar o que eu gostaria que tivesse no meu. Assim como você disse, separei as categorias, mas acabei fazendo de uma forma diferente ainda. Quer dizer, coloquei no papel um esboço do que será meu caderninho, além de definir onde o montarei.
        Enfim, lembrei que eu tinha a capa ótima de uma agenda que é possível colocar refil, e pode funcionar como um mini fichário. Ela já tem até algumas divisórias como “Anotações”, “tarefas” e “finanças”. Fora que ela tem onde colocar cartões, um plástico no início onde podemos colocar papéis, e um compartimento na capa interna que também dá para colocar documentos. Bom, para tentar finalizar mais rápido essa minha resposta, irei separar o caderno da seguinte forma:
        – Rotina: onde irei definir minhas rotinas da manhã, tarde e noite.
        – Caixa de entrada: onde realizarei meu “despejo” mental. Anotarei tudo o que vier na cabeça para depois processar (nesse caso, como a Thaís ensina no Vida Organizada, baseada no GTD).
        – Tarefas: selecionar 3 tarefas para serem realizadas e CONCLUÍDAS naquele dia (conforme GTD / Fly Lady)
        – DeliRê: (A minha doceria que já tem até fan page no FB) Anotar pedidos, a fazeres, compras e projetos, como a reforma necessária…
        – Casamento: anotar idéias, orçamentos, contatos de fornecedores etc
        – Compra casa/ terreno: anotar opções, valores, orçamentos, contatos
        – Projetos / desejos: anotar o que tenho vontade de fazer assim que der, como ter um blog por exemplo, que já iniciei uns 3 e acabei deixando de lado
        – Finanças: anotar tudo o que entra e sai e fazer balanço quinzenal. E parafraseando e adaptando a mim mesma: “não estou economizando. Estou ficando milionária”.

        Enfim, acho que essa resposta para você foi um teste para começar meu blog né…rsrsr
        Gostaria muito de agradecer sua atenção, suas dicas. Adorei seu blog, e pode ter certeza de que ganhou mais uma seguida!! Beijão e desculpe pelo texto enoooorme!!

        • Nossa, que legal que ficou o seu caderno, Rê! Adorei e te dou “mó” força! Você fez certinhoo, defendo a ideia de que tem que ser bom para VOCÊ e não esquecendo das técnicas que são resultados de pesquisas, tal…
          Fiquei animada!
          Escreva seeempre que quiser! Eu adoro!

          Beijos e obrigada! Boas festas e um ótimo 2014 para nós! 😉

        • kkkkkkkk Escrever?? “Nossa Senhora”… rsrsr já até escrevi um monte em outro post!! rsrsr Assim que o meu caderninho ficar pronto, te mandarei fotos!! O problema está sendo encontrar folhas que caibam na “tal” capa…rsrr Mas já estou resolvendo, afinal, no máximo dia 02/01 quero começar a utilizá-lo corretamente!! rsrsr

  2. Pingback: Ser, motivação e organização | Caderno de Organização

  3. Pingback: Os nossos planejamentos devem ser reais | Caderno de Organização

  4. Pingback: O tempo perdido | Caderno de Organização

  5. Pingback: 5 dicas para você se sentir mais leve | Caderno de Organização

  6. Entendo ser muito importante ter a mente desobstruída para fluir os pensamentos, assim poder organizar-los e coloca-los em prática da melhor maneira. Só tenho a agradecer por tantas dicas bacanas e que me ajudam a organizar os meus dias! Já estou no aguardo do próximo post…. Beijos!

Deixe seu comentário

