#Dica03 – Beba água

Água

Falar sobre esse assunto, para mim, é fácil! Eu sempre tive o costume de me esforçar para gostar do que eu sei que vai me fazer bem, por exemplo: desde nova eu parei de tomar refrigerante, mascar chiclete, entre outras coisas. Claaaro que tem coisas que eu não resisto, principalmente quando estou ansiosa! Uma delas é o chocolate! Meu Deus, queria muito eliminar isso da minha vida, mas eu ainda chego lá! Kkkk

Quem me segue no Instagram e curtiu a Fanpage do blog pode confirmar que eu sempre posto fotos de copo com água! Publico porque acho importante mostrar que pratico o que eu posto e para ajudar a lembrar os seguidores que tem que beber água. 🙂

Como eu sempre digo, não sou especialista na área de saúde e hoje contei com a ajuda do site do Dr. Drauzio Varella entre outras pesquisas confiáveis para entender mais sobre o assunto. A importância de beber água regularmente é indiscutível, são muitos benefícios! Você sabia que o consumo de água evita até o mau humor? Tem mais:

  1. Desintoxicação do corpo: a água auxilia no tratamento de infecção urinária e na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares.
  2. Absorção e transporte de nutrientes: o líquido ajuda no transporte dos nutrientes pela corrente sanguínea e na sua distribuição para as diversas partes do organismo.
  3. Pele, unhas e cabelos bonitos: a água promove a revitalização das células, proporciona hidratação de dentro para fora, evitando o ressecamento da pele.
  4. Evita dores de cabeça e mau humor: estudos recentes indicam que uma desidratação leve (com a perda de apenas 1% de água) pode afetar o humor, provocando até ataques de raiva.
  5. Ajuda no emagrecimento: água não tem caloria, traz sensação de saciedade e reduz a retenção de líquidos, pois auxilia no funcionamento dos rins.

Algumas informações e dicas:

  1. “90% dos problemas de saúde poderiam ser evitados se as pessoas apenas se alimentassem corretamente” – Organização Mundial da Saúde.
  2. A sede é um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água. Ela aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já se encontra abaixo do nível desejado e começa a entrar em estado de desidratação.
  3. Não se deve trocar a água por refrigerantes, pois além do elevado teor calórico, eles apresentam elevada quantidade de minerais, como fósforo e sódio em excesso que são prejudiciais à saúde.
  4. Os chás são bons substitutos da água. Prefira os de ervas ou descafeinados, pois são excelentes hidratantes.
  5. Frutas, verduras e legumes são ótimos alimentos para alternar a ingestão de líquidos. Os crus oferecem grande quantidade de água. Além disso, possuem fibras, que somadas à água, tornam-se uma excelente combinação para auxiliar na queima de gordura, aceleração do intestino e manutenção de um metabolismo saudável.

Então, o que fazer? A minha querida Organização está com ciúmes e quer ajudar! 🙂

  • Vimos que não é necessário esperar sentir sede para beber água e que o líquido nos proporciona muitos benefícios como a absorção de nutrientes, hidratação e redução de estresse, logo é claro que vale a pena praticar. O que fazer?

Providencie uma garrafinha e controle o seu consumo de água. Normalmente é indicado 2 litros por dia, mas depende do peso da pessoa, entre outras coisas. Falando claramente, uma dica é observar a cor e o cheiro da urina; o ideal é que seja bem clarinha e que não tenha cheiro.

  • Se bebermos mais água, consequentemente nosso organismo funcionará melhor. Duvi-dê-o-dó que você nunca se segurou para ir ao banheiro por preguiça ou por estar ocupada! Eu já fiz muito isso e tenho que me policiar para não fazer mais, porque não gosto de parar o que eu estou fazendo! Só quem já teve dores sabe como é horrível! Eu já tive dor de não conseguir andar, acredite! Então, não podemos cometer essa gafe com o nosso corpo.  O que fazer?

Priorize a sua saúde! Se for necessário agende alarmes no seu celular e não espere apertar a vontade. Isso é sério, não desvalorize o funcionamento natural do seu organismo.

  • Diversificar a ingestão de água é sempre bem vindo. O que fazer?

Anote na sua listinha de compras alimentos saudáveis e tenha sempre uma fruta na bolsa, trabalho e em casa. O mesmo com os chás e sucos naturais.

Dica: Assista esse vídeo onde explico mais sobre como se organizar para ter uma alimentação saudável durante o dia.

Uma ótima semana para você e espero ter ajudado! Comente aqui em baixo o que achou e se quiser dar sugestões e críticas (construtivas, por favor) pode entrar em contato pelo e-mail do blog. 🙂

Até quarta-feira!

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3 comentários sobre “#Dica03 – Beba água

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