Como alcançar objetivos

O que fazemos hoje influencia no nosso futuro e aí está um segredo.

É difícil mantermos o foco em um objetivo de vida quando as nossas atitudes de agora não contribuem nada para isso. Eu diria que a razão de não alcançarmos as nossas metas de longo prazo é não alcançar nem as metas de curto prazo.

Você concorda comigo quando eu afirmo que existem inúmeras distrações para nos tirar o foco? Vejo isso nitidamente. Por isso precisamos tomar as rédeas da nossa vida e reconhecer os nossos reais objetivos de vida.

Você tem um sonho? Eu tenho. Sempre tive, na verdade.

Depois que comecei a ler mais sobre organização conheci alguns métodos. Para começar podemos dividir nossos objetivos em 3 níveis: objetivos de longo, médio e curto prazo. Os sonhos são os nossos objetivos de vida – ou de longo prazo.

Objetivos de longo prazo: são os alvos que temos na vida. O que queremos ter realizado quando estivermos velhinhos. Tem a ver com nossos sonhos e ideais e servem de guia para nossas atitudes de menor prazo. Tendo como meta os objetivos de vida, estabelecemos os de médio e curto prazo.

Se você tem dúvidas, sugiro que tente se imaginar lá na frente, daqui a 40 anos. O que você gostaria de ter realizado?

Normalmente os objetivos de longo prazo são mais profundos. Eles dizem realmente o que queremos para a vida. Vou te ajudar, citando quatro exemplos:

  1. Ser a melhor mãe/pai possível.
  2. Ter uma vida financeira estabilizada.
  3. Ter saúde.
  4. Ter um casamento sólido.

Objetivos de médio prazo: são aqueles que não podem ser realizados agora, mas são metas que precisam de 3 anos em diante, como: começar uma faculdade ou comprar um carro. Isso depende muito da sua situação. Talvez você possa começar a faculdade logo neste semestre, mas comprar um carro ainda não é possível porque precisa juntar dinheiro e tirar sua carteira de motorista, por exemplo. É aí que entra os objetivos de curto prazo.

Objetivos de curto prazo: podem ser realizados em até 2 anos. Pode ser dar entrada na autoescola, como no exemplo acima ou começar a economizar para fazer uma viagem para outro país. Aprender outro idioma, procurar um novo emprego, entre outros.

Note que os objetivos se completam. É muito importante essa sintonia, caso contrário você pode cair naquela situação de não saber o que fazer na vida, não entender porque está trabalhando em uma área se gosta de outra, enfim, cheio de dúvidas e sem foco.

Acho necessário adicionar aqui outro nível:

Agora: é tão importante quanto os outros níveis da divisão. São as escolhas que fazemos em poucos segundos, por exemplo:

  • Comer ou não aquele doce?
  • Sair ou estudar?
  • Brigar ou esperar a hora certa de falar?

Essas são escolhas que podem mudar o seu dia e consequentemente contribuir – de maneira positiva ou negativa – para aquele seu sonho, lembra? Não se esqueça dele, mantenha o foco.

Essa é uma metodologia para nos dar uma direção de alcançar nossos objetivos e é necessário revisar sempre, mas falamos disso em outro post. Espero ter ajudado e aguardo os comentários de vocês, seja na fanpage do blog ou aqui mesmo.

Obrigada e até sexta-feira!

walt-disney-if-you-can-dream-it-you-can-do-it– “Se você pode sonhar, consegue realizar” –

Anúncios

3 comentários sobre “Como alcançar objetivos

  1. Pingback: Os nossos planejamentos devem ser reais | Caderno de Organização

  2. Pingback: O tempo perdido | Caderno de Organização

  3. Pingback: Analisando minhas prioridades | Caderno de Organização

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s