Como usar a agenda

Quem já não abriu sua agenda na página do dia e começou a escrever tudo o que precisava fazer? Bom, eu já, e várias vezes!

Algumas meninas me perguntam como eu utilizo a minha agenda. Uma técnica que eu aprendi e estou colocando em prática desde abril deste ano é o GTD (Getting Things Done). O autor deste método é David Allen e ele se resume em “esvaziar a mente” para que possamos ser mais produtivos. O método é bem completo e eu tenho gostado muito.

Voltando a como usar a agenda, eu aconselho que você concentre nela apenas os seus compromissos. As tarefas que você tem que cumprir podem ser organizadas de outra forma e se quiserem, posso postar aqui como eu faço.

Aqui vão algumas dicas de o que você pode anotar e registrar na sua queridinha:

  • Consultas médicas.
  • Reuniões de trabalho.
  • Provas da faculdade.
  • Se você pegou um livro na biblioteca, pode anotar no último dia do prazo de entrega que tem que devolvê-lo, assim corre menos risco de pagar multas. O mesmo com filmes que pegou na locadora.
  • O vencimento de contas a pagar.
  • Ações que devem ser feitas em um determinado dia ou hora.

As agendas, quando usadas da forma correta, com certeza vão te ajudar muito na organização do seu dia e da sua vida!

Minha agenda 2013Existem agendas e calendários de papel e digitais. Não espere começar o ano para ter a sua e se ainda não tiver comprado no início do ano, as papelarias costumam fazer promoções e você pode aproveitar. Eu tenho uma de papel (essa da foto ao lado) e amo! Ela mede aproximadamente 15 x 11 cm, tem folhas recicladas e uma para cada dia, inclusive domingos. Aliás, se vocês soubessem o quanto eu demorei procurando uma com todas essas características… Mas valeu a pena!

Estou também testando a Agenda do Google para ver se me dou bem com ela, confesso que ainda sou fã do papel, mas o digital tem lá suas vantagens, que são muitas.

Espero que depois dessas dicas você consiga ter uma vida mais leve e possa sentir mais controle sobre o seu dia corrido!

E você, como usa a sua agenda? Já testou uma digital?

10 comentários sobre “Como usar a agenda

  1. Pingback: Ser, motivação e organização | Caderno de Organização

  2. Pingback: Apenas o que lhe é relevante | Caderno de Organização

  3. Pingback: Os nossos planejamentos devem ser reais | Caderno de Organização

  4. Pingback: Revise a sua agenda | Caderno de Organização

    • Oi Wilknadja, desculpa, mas não entendi direito a sua dúvida. Quais etiquetas você não acha?
      Sobre os cadernos, eu tive muitas dificuldades de achar um que eu para usar e acabei me enrolando um pouco, então peguei um caderno normal que eu tinha em casa e dividi em poucas partes.
      Tenho um caderno pequeno de caixa de entrada, onde escrevo tudo que eu lembro na hora ou me falam. Vou fazer um post sobre isso para te ajudar! Mas me fala mais sobre a sua dúvida, se preferir mande um email para cadernodeorganizacao@gmail.com .
      Vai ser um prazer te ajudar!

    • Porque você não compra um caderno de 10 materias, e separa as abas com post-it coloridos ?! Fiz assim na agenda da casa, ( sim , lá anoto aniversários, festas , consultas, dias que Minha mãe chegará mais tarde, ou eu.. Pra gente saber da rotina um do outro ) e pra mim ( pra ficar na bolsa , no criado mudo.. enfim com você ! ) comprei um caderno de Brochura ( pra não cair em tentação de arrancar folhas ) e Dividi ele em 6 categorias : 1º Caixa de Entrada > escrevo tudo que preciso anotar no decorrer do dia … // 2º Compromisso. Anoto os meus compromisso // 3º finanças > minhas contas Mês a Mês // 4º Inspirações > sites que gostei, frases, etc.. // 5º Meu projeto > Todo mundo tem um projeto pro ano, eu anoto o meu ai, e como estou fazendo para cumpri – lo / e por ultimo 6º Tarefas : anoto as tarefas que eu tenho que fazer : Exemplo : Passar a roupa , arrumar guarda roupa , limpar a geladeira …
      Quando cumpro uma tarefa , ou vou a um compromisso, passo o marca texto , e ja sei que cumpri. 😀

Deixe seu comentário

